MESTRADO ACADÊMICO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - UDE

Propiciar o estudo de referenciais teóricos sobre a identificação de crianças, adolescentes e adultos com AH/SD;
Dar conhecimentos teórico-práticos que permitam compreender o processo de identificação e atenção educativa a estudantes com AH/SD, bem como o apoio e/ou acompanhamento às pessoas adultas;
Oferecer elementos que permitam contribuir para a elaboração de políticas públicas para essa população;
Fomentar a formação de multiplicadores para a atenção educativa no país e na região.
Desenvolver investigações originais que aportem massa crítica na área e fomentem o desenvolvimento do conhecimento no campo específico do AH/SD no país e na região.

Os postulantes ao mestrado devem ser egressos ter concluído e aprovado o Magistério ou Professor ou ser portador de um diploma de Licenciatura em Educação, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia ou áreas afins, bem como título universitário de Licenciatura em outras áreas com duração não inferior a 4 anos, ou título equivalente.

Teórico-práticas, 1 seminário, 1 atribuição metodológica, 2 tarefas e 72 horas de atividades acadêmicas autônomas, que incluem apresentações em congressos, produção científica, simpósios, defesas, relatórios de identificação e participação em seminário, totalizando 360 horas.

O curso é realizado em dois períodos, sendo um virtual —de agosto a dezembro— e um presencial em janeiro. Uma vez concluída a cursada, os estudantes terão um prazo de três meses para apresentar um artigo científico publicável relacionado ao tema, que será enviado para avaliação por pares.

Janeiro de 2025

Envio do Currículo
Mestre Acadêmico em altas habilidades e superdotações.